terça-feira, 20 de outubro de 2009

Alta rotação!

Uma das coisas que sempre me fascinou na vida, é a importância das decisões. Grandes e pequenas, acarretam um peso no nosso futuro que muitas das vezes nem sonhamos.

A nível profissional são aquelas escolhas de agrupamento quando temos 14 ou 15 anos, que logo aí nos começam a “limitar” os caminhos a seguir, mais tarde somos muitas vezes confrontados com a necessidade de escolher um curso, já limitados por cadeiras especificas e etc quando nem sabemos muito bem o que queremos, e ainda por cima temos aqueles problemas das médias, pressões familiares e mais isto ou aquilo, que nos encaminham para soluções que têm peso real na nossa vida futura e que muitas das vezes não estamos preparados para as assumir.

Acabamos finalmente por tirar um curso qualquer, seja a 1ª, 2ª ou 5ª escolha..e temos de trabalhar, não é que tenhamos muita vontade, mas tem de ser..e aí as vezes vêm outras decisões..que emprego escolher, num caso óptimo, podemos escolher. temos 3 ou 4 opções, várias áreas que nos agradam e escolhemos o que achamos que mais se adequa a nós ( continuo a defender que nem sempre o que nós precisamos e o que achamos que queremos é a mesma coisa..). Nos casos mais normais, e da forma como está o mercado de trabalho aceita-se o primeiro emprego que aparece que não pareça mau de todo, e aí é mais uma decisão relevante, é certo que podemos sempre mudar de área, mas vai ser ali que vamos ganhar experiencia e currículo, quando quisermos trocar para outra coisa, vamos começar do 0..e com a idade a avançar, torna-se cada vez mais difícil um inicio desses, e vamo-nos mantendo pelo que conhecemos, pelo seguro..porque é confortável.

Falo por mim..Engenharia Civil porque sim, não era o que sonhava desde pequenino nem o meu coração é cor de tijolo desde sempre..

Hidráulica foi porque acabei por desenvolver uma faceta algo ambientalista, e importo-me genuinamente com a escassez dos recursos hídricos, além de que achava e continuo a achar que vai ser um negócio com muito futuro, e cheio de potencial, profissionalmente falando. Mas a verdade é que acabei por entrar numa empresa de construção civil, apesar de ter hipóteses de seguir o meu ramo, mas na altura pensei que mais valia um pássaro na mão que dois a voar. Essa decisão foi o que me trouxe a Angola, com todas as repercussões na minha vida pessoal que vocês conhecem tão bem como eu. (é outra área onde as pequenas decisões que fazemos todos os dias têm peso no nosso futuro, tratem bem as meninas seus bandidos :P )

Uma vez em Angola..tudo é diferente, as perspectivas de futuro alteram-se, abrem-se novas possibilidades, fecham-se antigas..a vida continua e este ano a minha não tem parado, e ainda não fica por aqui, pegando agora no nome título do post.. Há novidades.

Fui convidado para integrar uma obra que está em construção no Soyo, província do Zaire, Angola.

O Soyo é a ultima terriola no Norte de Angola, faz fronteira com o Congo e deve ter sido por ali que Judas perdeu as botas..e o Bruninho como bom menino que é, quase que aceitou a transferência, e o quase aceitar é bom que chegue. O certo é que na 6ª feira embarco..vai ser a o 3º local de trabalho este ano, a 4ª casa.. e tudo por aquelas escolhas que vão sendo feitas..aos pouquinhos..

O projecto é a construção de uma refinaria de gás natural, a minha empresa tem a seu cargo a construção de 9 dos edifícios e eu hei-de ter alguns desses 9 só pra mim, quando souber pormenores digo-vos :)

Entretanto deixo-vos aqui umas fotos lá da terriola, nem sequer há muita informação na net.

794749

 

Soyo-3401326956_cbbc2b82d2_b

E basicamente é isto, mais uma aventura..mais um pedacinho de experiência, mais um começar do 0.. custa, quase tudo em mim preferia ficar no cantinho que já conheço.. mas ainda há aquele bixinho, que ainda não consegui calar, de quer conhecer mais, de querer ver mais, de querer viver mais..e obrigo-me a ouvi-lo e a resistir à vontade de acomodação.

Voltando à historia das decisões..todas têm peso na nossa vida, de uma forma ou de outra, até a decisão de não mudar nada..e eu sinto que as minhas estão a levar-me por caminhos que eu nunca pensei. Lembrem-se..

“Quando metemos os pés à estrada, nunca sabemos onde vamos parar.. “

7 comentários:

  1. Constato que o teu desejo de espalhar bastardinhos pelo mundo não pára! Começaste pelo continente certo!
    Qualquer dia escreves um Equador e realizas um Out of Africa...
    LOL

    ResponderEliminar
  2. Este post aumentou-me a dor de barriga e a tensão nos trapézios... (sim, estas tu perturbado por nem fazeres ideia do que te espera e eu projecto os teus dilemas na minha vidinha... filhos únicos, so existe o nosso umbiguinho). Alargas horizontes e ja está aí o Natal*

    ResponderEliminar
  3. Agora assusta te mas pensa como os teus netos vao achar que o avo era um gajo fodido;)

    ResponderEliminar
  4. sabes que se precisares de alguma coisa é só dizer ;) mesmo longe estou contigo pro que der e vier...dá-lhe forte aí no CONGO...abraço

    ResponderEliminar
  5. Força Bruno!!!
    Tenho a certeza que com esta nova experiencia vais crescer mais ainda.
    Abraço

    ResponderEliminar