sábado, 22 de maio de 2010

Dicotomias da realidade.

Hoje de manhã ao vir para o trabalho nas calmas tive de parar o carro para deixar passar um grupo de mulheres com bacias na cabeça. É uma imagem normal aqui..todos os tipos de recipientes plásticos são utilizados para transporte e armazenagem de água ou gasolina.

A grande maioria da população aqui no Soyo não tem água da rede, aliás nem sei mesmo se existe “rede”, por isso, todos os dias, várias vezes por dia as mulheres e crianças vão a um fontanário qualquer abastecer as bacias com a água para cozinhar, lavar a roupa,higiene básica(??), etc.. Até aqui tudo “normal” por assim dizer, não me faz particular confusão..

O mesmo se passa com a electricidade..Quando se passa de noite na estrada vê-se os habitantes na berma pequenos ajuntamentos com velas ou archotes, a beber cerveja e ver os carros passar. De quando a quando algum gerador possibilita a utilização de candeeiros, mas não são assim tantos quanto isso.. Mais uma vez..até aqui tudo normal..é Africa..é assim..

Mas a parte que realmente me fez pensar, são os telemóveis. Toda a gente tem telemóvel. Não há água, não há luz..mas telemóvel toda a gente tem. Nem sempre funciona claro..porque não têm electricidade em casa para o carregar O:)

Foi uma oportunidade de negocio..surgiram umas barracas, com um gerador, onde cobram um certo preço por hora para deixarem carregar os telemóveis. Em terra de cegos, quem tem um olho é rei ;)

1 comentário:

  1. meu amigo nem precisa de ter um olho, basta dizer que o tem. Não me canso de ver a tua foto da bigodaça:P

    ResponderEliminar