Já é altura de falar do trabalhinho que me trouxe aqui ao Soyo.
Não vim pra comer mangas nas praias paradisiacas, nem para me maravilhar com a fauna e flora. Foi para trabalhar. Trabalhar muito. Cada vez mais. (pelo menos é o que eles acham :P …brincalhões. ).
A SdC está incorporada no Projecto Angola LNG, que é o maior projecto/investimento de sempre feito em Angola, qualquer coisa como 8,5 biliões de dólares.
A ideia é fazer uma refinaria de gás natural que receba o gás proveniente das plataformas ao largo da costa, refinar, e em seguida metê-lo em barquinhos para ser vendido a quem pagar mais.
A Soares da Costa tem a seu cargo todos os edifícios do projecto, e aqui o Bruninho é responsável por dois ou três (eu queria dois..mas tão-me a enfiar o 3º pela garganta abaixo..), inclusive o Edifício de Controlo, que é primeiro a ter de ser entregue ao cliente, e como os americanos costumam dizer, é o único que eles querem saber, porque se não estiver pronto dentro de 96 dias, a refinaria não pode entrar em funcionamento na data prevista.
De toda esta “urgência” resultam duas reuniões diárias com a fiscalização, e perguntas acerca de todos os materiais e parafusos que deveriam estar aqui no fim do mundo e ainda se encontram em terras civilizadas da tugalandia. Não é bonito de se ver a maneira como chego ao fim do dia. acreditem.
Vamos agora às fotos sim? mais um momento National Geographic patrocinado pelo “ondestaogoudi.blogspot.com”, desta vez na rubrica mega-construções.
Cá está, o menino dos meus olhos. O Control Building :)
Já temos reboco nas paredes..
Condutas para o Ar Condicionado a serem colocadas.
Passando agora ao que realmente interessa..
Um reservatório de CO2 com umas míseras 1060 toneladas..
As unidades de tratamento.
Tanques e mais tanques para nem sei o que..
Aqui um dos dois principais tanques do gás..não dá para perceber bem a dimensão..mas acreditem que é monstruoso..e então quanto tiver os 40 metros de altura.. ouch.
Não faço a mais pequena ideia para que serve esta caixa de pandora branca..
Mais tanques sem fim..
Um dos cais para receber os barquinhos..
Para finalizar uma panorâmica da obra à noite.
E é isto.. provavelmente o maior projecto em que alguma vez vou estar envolvido, logo no inicio da carreira como Engº Civil. A partir daqui é sempre a descer :P
Beijos*