quinta-feira, 16 de abril de 2009

A vida e a morte em Luanda.

Talvez seja um pouco cedo para escrever alguma coisa a este respeito, visto estar cá há pouco mais de uma semana, mas há certas coisas que é impossível deixar de reparar e hoje na viagem diária para o trabalho, houve um click que me fez pensar..

Normalmente procuro vir o mais atento possível a tudo que vai passando pelo vidro do carro, descortinar as pessoas, movimentações, expressões..na tentativa de absorver tudo e ir-me preparando aos poucos para quando tiver de andar por estas ruas sozinho.

Em Luanda não há transportes públicos, existem agora uma meia dúzia de autocarros, mas não tem expressão numa cidade com meia dúzia de habitantes.
assim sendo, o transporte da população é assegurada pelos "candongueiros", que basicamente são umas carrinhas de 9 lugares, que muitas vezes levam 15 pessoas, conduzidas por autênticos kamikazes, deixo aqui uma foto tirada por alguém..

estou por isso habituado a ver essas carrinhas apinhadas de gente, a transportar mercadorias para serem vendidas pelos passageiros e até estou habituado a -los andar em contra mão, infringindo todas as regras de transito e do bom senso, mas aparentemente vou ter de me habituar também a vê-los como os carros funerários de Luanda.

Hoje vi uma dessas carrinhas na estrada, a andar devagar, com a porta da mala levantada, um pequeno caixão la dentro, uma fotografia de um rapazito em cima de um caixão, e duas mulheres, presumo que familiares, ao lado..

Foi uma sensação algo estranha, no meio da confusão que é o transito de Luanda, aquela carrinha passou e não me pareceu que alguém se apercebesse..de um lado estava Luanda, gente por todos os lados, do outro aquela carrinha com um miúdo morto e a tristeza de quem o acompanha, não havendo o mais pequeno simbolismo que nós estamos habituados a ver nos cortejos funerários.

Morrem muitas crianças em Luanda, maiores ou mais pequenas, muitas delas atropeladas, vitimas de uma cidade que não tem condições para acolher tanta gente..

Por outro lado, é impossível andar por Luanda, sem ver milhares de miúdos, a brincar, a saltar, a dançar, a tentar partir-te o vidro do carro com pedras e ferros..

imensas crianças e imensas mulheres gravidas, que nos fazem pensar que a população deste país, desta cidade, não vai parar de aumentar nos próximos anos, e, se por um lado, Angola é um grande país que pode suportar muitos milhões de habitantes, Luanda, essa, está estagnada, a asfixiar-se a cada dia que passa, pelas pessoas, pelo transito, pelos buracos, pela falta de condições de higiene mínimas.

pronto..foi um bocadinho de Luanda, de mim, para vocês * 

5 comentários:

  1. Goldinho, também vais andar de Van!!! Andei lá no brasil e ia MORRENDO! De qualquer forma, e por mais que aprecie o testemunho que tão carinhosamente aqui deixaste para o povão, não foi isso que me trouxe aqui.
    Vim somente para te dizer que és um CONAS e que estás cheio de SAUDADES aqui das pessoinhas!!! =) Tenho dito!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom :) Aí está porque pedem tantos pediatras e obstetras para Angola, como te tinha dito*

    ResponderEliminar
  3. Não gostei deste... :(
    Quero rir-me com mais piscinas Cu(ração)... ;)

    E apesar de não conhecer a Jane, concordo plenamente com ela no que diz respeito às saudades... Estás com tantas saudades (até de mim!) que até dizes coisas como "tu nunca comentas o meu blog!!", em tom de amuo... :D:D:D
    Pronto, a partir de hoje, para além da visita ao blog e da sms diárias, passo a fazer um comentário diário também... ;)

    ResponderEliminar
  4. consegues descrever isso de forma a parecer um inferno...já nao quero ir prai...que se lixem lá os 4500€ na conta :P

    ResponderEliminar