sábado, 27 de novembro de 2010

Slowing down..

ZhFvn

O lixo de uns..

Aqui há uns posts atrás escrevi que estou de tal maneira anestesiado pelas coisas que vejo neste país que já nada me surpreende ou choca. Vejo tudo como “normal”.  Seja o comportamento ensandecido de toda a gente que anda de carro/mota/autocarro/camião/carrinho de rodas ou de bebé, seja por ver um gajo a dormir no meio da rua, em plena curva num dos acessos mais movimentados da cidade ou ainda o outro que pegou num copo de plástico da sarjeta e começou a beber água directamente de uma poça estagnada. Nada disso me choca. É assim. É “normal”.

Mas hoje devo ter acordado particularmente sensivelzinho que de manhã voltei a ficar impressionado com uma situação que vi, fez-me pensar em coisas que não vou dizer aqui para não ferir susceptibilidades alheias. Passo então a relatar.

Vinha eu calmamente para o trabalho, a aproveitar o sossego do pouco trânsito de sábado ali pelo meio do musseque do sambizanga quando sou forçado a abrandar por um camião do lixo que ia 2 carros mais à frente. Como a picada é estreita e vinham alguns carros em sentido contrário o camião tinha dificuldades em passar. Nisto reparo que não são só os carros a abrandar o camião..há um magote de gente à volta do mesmo..até pensei que fosse o primeiro camião do lixo que vissem..(eu também não os vejo muitas vezes em Luanda..), mas não..chegando a um ponto onde a picada alarga um pouco o camião despeja a carga que tinha para o chão, e era toda uma carga de lixo normal, bocados de comida, sacos plásticos, papeis, cascas, tudo semi-triturado. O magote de pessoas atira-se com tudo que tem para a montanha de lixo e tentam resgatar o que quer que entendam que seja útil.

Eu sei que isso é o dia a dia de muita gente no mundo..mas.. epah..

Calma lá com as queixinhas que fazemos todos os dias.

domingo, 14 de novembro de 2010

Você é mau..

“Você é mau..” diz o agente da policia de transito para o Bruninho depois de atravessar um carro civil à frente dele..

“bom dia sr. agente, estranho carro de serviço..porque é que sou mau?”

“você me viu a fazer sinal de paragem e não parou..você é mau. Me dá seus documentos e da viatura”

enquanto o Bruninho procurava os documentos foi dizendo..

“não, não sr. Agente..vinha distraído a pensar na vida e não vi o sr. Agente a mandar parar.”

“Viu sim!!!Viu sim!!! eu estava no meio da rua, viu sim! por isso é que pedi boleia a esse camarada e vim atrás..e você me viu! tentou despistar mas não conseguiu”

“sr. agente, ja lhe disse que nao o vi..tá muito pó e eu vinha a pensar na vida”

“Vamos pro piquete, o vou levar preso por desrespeito à autoridade.”

Nesta altura o bruninho faz um telefonema a avisar que vai chegar atrasado à reunião, telefona para o director dos tranportes e diz o nome e numero do agente e la vai ele para o piquete. durante o caminho a ladainha continuava.

“você é mau, você tem os documentos todos, devia ter parado, eu estou a fazer o meu trabalho, se fosse em Portugal você não parava?”

“Sr. agente, volto a repetir..eu não o vi, se tivesse visto claro que tinha parado..então..se sei que tenho os documentos todos em ordem porque é que nao ia parar?”

Nesta altura começou a duvidar, chegamos ao piquete e já nao me queria prender..agora era uma multa.

“vou passar uma multa por desrespeito à autoridade, vou ficar com a sua carta de condução até pagar a multa” – enquanto diz isso começa a passar a multa e sempre a resmungar que ta a fazer o trabalho dele..

nisto..”vocês só me fazem gastar papel” e entrega-me a carta e restantes documentos. “pode ir..”

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Happy Halloween..I guess..

E sem mais demoras..numa nota em jeito de grito desesperado por atenção..

02112010217_1

02112010221_1

02112010222_1

 

*No comments*

Ressabiado..

Ontem foi dia de jantar de aniversário do Gonçalo.

Depois de um dia de trabalho das 7h as 21h,  lá foi o Bruninho e o Grande Mestre Portela para o restaurante Palhota, na ilha.

Estacionamos  o carro à porta do restaurante, já lá estava algum ppl e fomos entrando. O jantar decorreu sem grande historia até perto da 1h da manhã, quando era hora de caminha que hoje é dia de trabalho.

Ao chegar ao carro..magia..estava tudo trancado na mesma..vidros intactos..mas algo nao estava bem..o Portela disse logo..”alguem esteve aqui dentro..” ele diz que foi pela posição do banco..eu cá acho que deve ter sido pelo cheiro..

de qualquer maneira..resultado..o Bruninho ficou sem a máquina fotográfica, o Portela sem o Ipod..bela maneira de acabar um dia de trabalho.

Tou ressabiado :(