domingo, 24 de outubro de 2010

Um mundo à parte.

A fortaleza que estamos a reconstruir pertence à Casa Militar Angolana, e tem um pequeno quartel aqui perto, pelo que frequentemente temos militares a passar pela obra.

Ontem, enquanto tirava estas fotos a Luanda, dois deles aproximaram-se e timidamente começaram uma conversa comigo

Fortaleza 009

- Boa noite Sor Engenheiro, Luanda ta a ficar bonita hein?

- Sim, está. Tem prédios bonitos, tá a ficar uma cidade bonita – respondi eu.

A partir deste ponto, as perguntas sucediam-se em catadupa, visando sempre comparações com Portugal.

“ E em Portugal também tem prédios assim? Qual é mais bonito Portugal ou Angola?”

“E em Portugal quanto custa um saco de cimento?”

“E em Portugal quanto custa um Toyota Starlet? e tem Toyota Tundra e Hummer também?”

Eu lá fui respondendo a todas as perguntas o melhor que sabia, a cada resposta que dava eles faziam grunhidos de assentimento e de espanto, até que chegamos ao assunto do trânsito.

“Em Portugal também há transito, mas é mais ordenado..não temos os taxistas a conduzir como doidos”

“Mas então em Portugal como fazem as pessoas para se deslocar quando não podem ter carro?”

“Usam transportes públicos, principalmente autocarro como os que vocês começam a ter aqui, comboio e metro”

Quando falei em metro, reparei que eles ficaram de olhos abertos a olhar um para o outro..e eu lá tentei explicar que era um comboio que andava por debaixo das cidades, e com saídas em vários sítios, que era muito rápido porque nunca apanhava trânsito.. e eles estavam esbugalhados a olhar para mim e certamente a pensar “estes pulas são doidos..”

Entretanto já era noite. Tá a ficar bonita Luanda.

Fortaleza 011

Sem comentários:

Enviar um comentário