sexta-feira, 29 de maio de 2009

PayDay before Weekend

Já vos disse que gosto muito do ultimo dia útil do mes?

é que gosto mesmo…parece que é natal..vou fazendo refresh ao site do banco à espera de o ver cair..hoje demorou mais um bocadinho que o normal..mas lá chegou..juntamente com um sorrido de orelha a orelha deste lado do monitor :D

Agora que já meti nojo que chegue mas nem perto do que queria meter, venho-vos informar que os planos para este fim de semana estão a avançar a bom ritmo, e parece que temos luz verde para Malange, que é uma cidade a uns 300 Km de Luanda, aparentemente com um rio e umas quedas de água fantásticas..

Não sei se vai haver girafas ou algo parecido pelo caminho, mas vai ser bom voltar a sair de Luanda, abrir os vidros do carro, por o rádio nas alturas (nota mental – fazer um CD pa viagem), e atravessar a savana com os raibantes postos..

dizem que há uma disco lá na cidade, vamos semear o pânico..

Living the Real Life here.. and missing u, all of u really :)*

terça-feira, 26 de maio de 2009

África minha..

Como vem sendo habitual à 2ª feira é dia de escrevinhar aqui e contar como foi o meu fim de semana, por isso vamos lá ao que interessa.. (os mais atentos poderão reparar que hoje é 3ª feira, mas acontece que foi fim de semana prolongado e ontem não trabalhei e tal :P  hehe)

Passando rapidamente pela noite de 6ª feira, foi dentro do habitual, estivemos no chill-out a curtir..a partir de uma certa hora aquilo até ficou engraçado contrariamente ao que eu tinha aqui escrito há umas semanas atrás.. da para perceber que as miúdas giram param mesmo é por lá, e até se vê umas abertas para quem quer “comunicar”, que certamente não é o nosso caso. Não somos fáceis. Depois do chill-out fizemos a visita habitual ao Jango, até porque gostamos de contrastes fortes..hehe.. mais umas musiquinhas, mais umas pistoleiras, mais uma visita à praia e voltar pra casa que já é tarde e estamos acordados há quase 24 horas..

Como era de esperar o sábado de manhã foi passado a ressacar, até nos conseguirmos arrastar para a piscina um de cada vez, de forma a manter o nosso invejável bronze :P

No fim da tarde tínhamos uma festa no condomínio Paraíso,perto do nosso, dada por pessoal da Accenture, a que nós como bons tugas que somos nos mitramos..afinal diziam que havia miúdas mesmo mesmo boas, cerveja e pizza.. e vocês sabem que eu faço qualquer coisa por cerveja e pizza..

Festa Paraiso e Sangano (1)

Aqui estamos nós, os 3 penetras da Soares da Costa

Festa Paraiso e Sangano (6)

Agora com a nossa anfitriã, a Sara e o outro gajo é o Fava. Depois quando eu não tiver mais nada para escrever conto como  conheci a Sara e acabamos por nos voltar a encontrar em Angola, é uma história que já vai com uns 15 anos..o goldinho ainda era bébé :P

Festa Paraiso e Sangano (8)

o Alentejano e eu, com a inevitável camisa branca que já se vem tornado padrão por estes lados, e ali atrás a piscina que estava a desafiar um mergulho, mas por motivos logísticos não me pude “amandar” :P

A festa foi continuando, com momentos altos e baixos, sendo que sempre que as brasileiras presentes abriam o jogo e começavam a dançar, logo se fazia sentir outro colorido..ahh..como é belo o samba..só me lembrava do..

“olha que coisa mais linda mais cheia de graça, é ela menina que vem e que passa..”

Acabámos à volta da guitarra, na beira da piscina a cantar aquelas musiquinhas que nos fazem lembrar o nosso Portugal, com destaque para o Porto Sentido, que até me fez estremecer um bocadinho :$

No domingo tínhamos combinado com o Fernando e o Ambrósio que íamos para Cabo Ledo e por isso as 9h da manhã saímos de casa e fizemo-nos à estrada, a sair pela 1ª vez de Luanda, mais uma vez fomos parados pela policia e foi necessário resolver as coisas “por fora” mas por iniciativa do Estrela, que eu já estava disposto e voltar pra casa e não dar nada aos chulos in blue..

adiante, vou por aqui umas fotos da nossa viagem, por ordem cronológica, desde a saída de Luanda até chegarmos à Praia do Sangano..

DSCN0264

DSCN0276

DSCN0284

DSCN0319

DSCN0314

DSCN0342

Penso que dá para terem uma pequena ideia do que foi a viagem até à Praia do Sangano, foi coisa para cerca de 2horas para fazer os 100 Km de distância a Luanda. À chegada fomos ao Restaurante – Clube de Piexe – O Careca, que é um Sadino ferrenho e fomos muito bem recebidos..toca de emborcar umas cucas (sim, ja bebo cerveja..estou crescido :P ), comer mexilhões e dar um mergulhinho no mar enquanto preparam a comida..

DSCN0345

DSCN0351

Aqui a 1ª dose…para próxima segue uma caldeirada…DSCN0353

Depois de bem alimentadinhos foi tempo de voltar para a praia e desfrutar sol e mar :)

Festa Paraiso e Sangano (22)

Festa Paraiso e Sangano (20) Festa Paraiso e Sangano (18)

Festa Paraiso e Sangano (32)

2ª feira foi um dia mais calminho..dormir tudo que havia para dormir,  mergulho da praxe na piscina, fazer umas comprinhas no super, e depois fomos com a Sara (sim, a menina da foto) a um barzinho escondido no meio do musseque, chamado "cantinho do sossego", comer choco frito e beber umas cervejinhas..o sitio era mesmo sossegado, ja la estavam colegas da accenture que tinhamos conhecido no sábado e por lá ficamos até ser noite..

foi assim o fim de semana prolongado..para a semana..Malange..

Espero que tenham gostado e estejam cheios de inveja ;) *

sexta-feira, 22 de maio de 2009

FUI....Volto 3ª meus amores :P

:)

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Fins de Semana Prolongados..

Não deve haver nenhum país no mundo com tantos fins de semana prolongados como Angola..ainda nem dois meses cheguei e   vão ser 4.. para isso contribui o facto de quando os feriados calham ao domingo, passam automaticamente para 2ª feira, porque o povo tem de descansar claro está.

As duas próximas 2ªs feiras vão ser feriado..há que começar a planear cuidadosamente o fim de semana, será que é desta que saímos finalmente de Luanda? Será que é desta que vemos girafas? Será que é desta que vamos ao Mussulo? Será que é desta que.... >:)

As semanas aqui passam a correr, mesmo mesmo rápido.. mas estranhamente os dias são longos, entramos as 7h para o work e geralmente saímos depois das 19h.. quando vontade ainda dá para tomar um cafezito no shopping (aqui não é parolo, é chique :P ) e assistir à debandada das lojistas la pelas 22h30.. mas ainda assim os fins de semana sucedem-se a rapidamente e o tempo não custa nadinha a passar..

vá, para todos os que acharam que eu me ia dar mal.. que tal? :P
*


segunda-feira, 18 de maio de 2009

Mais pobre que nunca..

É verdade..estou sem dinheiro..(e isso não tem nada  a ver com o post anterior :P ).

Os dólares que tinha trazido comigo acabaram esta semana, e eu penso que ainda não expliquei, mas a empresa devolve-nos o dinheiro que gastamos nas refeições através da apresentação das facturas, sendo essa a forma mais fácil de irmos tendo moeda local para gastar aqui.. o que acontece é que para levantarmos esse dinheiro temos de ir ao estaleiro ao sábado, e já é o 2º sábado seguido que lá vamos e aquilo está fechado, à boa maneira angolana..

por isso basicamente, não tenho dólares, não tenho Kwanzas, as 6 caixas multibanco que corremos estavam todas sem dinheiro, e hoje tenho de ir almoçar, só não sei como..

agora digam-me..um gajo supostamente vem praqui ganhar bem, mas depois nem dinheiro tem para ir ao shopping almoçar..what tha fuck??

pronto..foi só um desabafo..se a minha mãe lê isto mete-se num avião pra me levar pa casa..que a única coisa que ela me pergunta é se eu me tenho alimentado bem.. (não vos digo o que é que o meu pai pergunta..hehe..hehehe)

beijinhos e abraços *

Resumo do fim de semana

2

terça-feira, 12 de maio de 2009

As Pistoleiras e os Assaltos – A verdadeira História. (Parte II)

Bem..o Blogger não sei porque eliminou-me a ultima mensagem, sobre a parte I, por isso quem leu, leu..quem não leu..nunca vai saber do animatógrafo e da fantástica tentativa de assalto que fomos alvo.. ( ate parece mais emocionante quando dito assim resumidamente não?)

fica aí a 2ª parte ;)

Sábado:

Acordar..um bocadinho de ressaca..mas o guronsan tomado na noite anterior fez efeito e só preciso de mais um bocadinho de descanso na caminha..pelo meio ficaram as buzinadelas da empregada na campainha, mas eu estava demasiado offline para a deixar entrar..

Um copo de sumo para pequeno almoço que o estômago não aguenta coisas pesadas, dois episódios de How I met Your Mother na cama e toca a andar para a piscina que o bronze é pra manter (embora comece a ser complicado que já estou a descascar..)

Sair de casa e olhar po tempo..hum..nada de sol..umas nuvens não prometiam coisa boa, mas lá ganhei coragem e fui sozinho para a piscina, que estava completamente vazia.. mergulhinho para acordar de vez..e de repente o céu começa a desabar numa daquelas chuvadas que só os países tropicais conhecem, com clarões de relâmpagos,e eu dentro de água.. foi uma experiência gira :)

Eventualmente apercebi-me que não ia ficar moreno e fui todo encharcado para casa.. aterrar no sofá e dormir mais um pouco que sábado é noite de copos (pra não variar..)

Repetir todo o processo nas saídas à noite, banho, grooming, perfume, lentes, escolher a camisinha, abotoar TOTALMENTE, esperar pelo açoreano :P e lá fomos nós para o Miami novamente.

Durante o percurso caiu mais um dilúvio, e temos a informar que o jimny é um barco porreiro, com água à altura do motor não entrou pra dentro do habitáculo..a chuva amainou um bocado mas continuou a noite quase toda, o que podia estragar um bocado a festa, tendo em conta que as discos são a céu aberto..mas estamos em Angola..estava quente e húmido, tínhamos musica, bebidas e mulheres molhadas (pela chuva) a dançar..não iam ser uns pinguitos de água que nos iam impedir de curtir a noite :P


Aqui estámos nós mais pra lá do que pra cá no miami, molhadinhos que nem pintos :)

A noite no Miami correu bem, acabou ao som do verdadeiro épico da musica popular portuguesa, Nós Pimba, desse prestigiado interprete que é o Emanuel.. foi giro ver as angolanas e as brasileiras a correrem para a pista para curtir o pimba no seu esplendor, mas a noite ali tinha acabado..horas de ir para o Jango que tínhamos lá colegas à espera.

À chegada ao Jango já se vêm algumas caras conhecidas, um sorriso aqui e outro ali.. e toca a beber que já tinha parado de chover entretanto e estávamos a ficar secos :P a noite decorria ao ritmo normal, com os estilos de musica alternados, as mini saias e as calças justas a passar de um lado para o outro, mas nos sempre fechadinhos no nosso grupo a não darmos hipótese a ninguém.. mas sabem como é..quando se sai da manada, está-se sujeito.. e infelizmente os gajos não têm o habito de ir à casa de banho com os amigos..à vinda fui apanhado e não deu para fugir..mas fui muito bem tratadinho, duas de letra com a menina num sitio mais sossegado e cada um pra seu lado de novo…até que não foi assim tão mau..acho eu..

Regresso à manada, mais uma bebida, mais uma musiquinha..e mais uma noite que passou.. somos o exemplo vivo que um gajo pode andar na noite de Luanda e não fazer coisas que não deve :)

MythBusters we are.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Cineminha em Luanda.. Wolverine Premiere

E assim foi, esta semana combinámos ir experimentar os cinemas do BelasShopping aqui em Luanda. Depois de vermos o que havia em exibição até ficamos surpreendidos..são 9 salas, com filmes recentes, geralmente estreiam aqui uma semana depois de estrear em Portugal, decidimos então que iríamos ver o Wolverine..

não fomos logo nesse dia, nem no dia seguinte porque o Estrela é um menino cheio de soninho, mas eventualmente ao 3º dia lá conseguimos sair de casa e fazer os 2 minutos de percurso que nos separam do Shopping. O Cinema tem um aspecto muito europeu, com plasmas a dar informação acerca do horário dos filmes e essas coisas todas que temos nas nossas salas, como era uma noite de semana não havia fila para comprar  bilhete (aqui há fila para tudo!), por isso foi chegar, dar 36€ pelos 3 bilhetes e seguir para a Sala 1..

A sala não tinha muita gente, e era bastante grande, não ao nível da 15 do arrábida, mas das outras um pouco mais pequenas.. um ponto negativo para os apoios dos braços que não levantam, o que me impediu de dar miminhos ao andré e ao estrela..e eu que gosto tanto de andar de ski :P (mas nas próximas visitas ao cinema será certamente um drawback).

A sala nunca ficou composta, mas foram chegando mais umas pessoas, até miúdas sozinhas apareceram..isto realmente só em Luanda :P

Durante os anúncios às próximas estreias, a fita queimou, as luzes ligaram-se e nos pensamos “já fomos”.. mas não..passado uns segundo estava reposta a normalidade, e o filme começou com os habituais 10 minutos de “não-atraso”.. a partir daqui decorreu tudo com normalidade, o filme era legendado em português e não dobrado (graças a deus, ?) e não houve intervalo..no fim toda a gente saiu direitinho e nós fomos pro bar ter com uns colegas que tavam a emborcar glenfiddich a 8€ cada..

realmente, um gajo aqui em luanda sul até se esquece que está em Angola..

e agora..mais um fim de semana à espreita..gozem..que eu também ;)

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Semaninha da Queima..

Ainda dentro do saudosismo, venho aqui informar que esta semana está a custar particularmente a passar..um gajo aqui no desterro (peço desde já desculpa as leitoras Angolanas (6 visitas locais..weee :P )) e tem de levar com as mensagens pessoais de toda a gente no msn a falar da queima, dos concertos, das bebedeiras, dos amigos, das cartolas, do cortejo.. já pra não falar das mensagens que recebo a dizerem que posso ter orgulho em certa pessoa mas depois não me dizem porquê..e fico eu aqui..de água na boca..

vocês sabem que eu já nem ligava muito à queima, se estivesse em Portugal se calhar nem iria, era um ciclo que para mim já tinha passado, em que apenas o convívio com esta ou aquela (fodam-se seus pilas .|. ) "pessoa" e uma ou outra bengalada justificariam a minha presença, mas..não ter sequer a possibilidade de me armar em anti-social e em “eu detesto pessoas” (do que me fui lembrar não?) está a dar-me cabo dos nervos..

Quero por isso desde já agradecer ao Sr. Kiko Kamburov, que tentou dar continuidade ao meu trabalho e baldar-se à queima, mas parece-me que sem sucesso, ao Sr. Engº Ricardo Faria aka Figueiredo que também fica em casa o resto da semana e por isso não me mete nojo imagina-lo pra lá agarrado a quem não deve.. (nas minhas costas…até tu Brutus..)

A verdade..é que eu também queria estar aí..com os amigos de sempre, a cravar uma ou outra cuba livre nas barraquinhas de sempre, queria fazer de conta que tudo permanece na mesma, contrariando as evidências..

Um beijo muito especial a quem cartolou e um abraço aos ex-cartolados que mantêm o espirito..

Gold Salutes U *

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Dolce Fare Niente

Os fins de semana têm sido marcados por dias de praia e noites de festa.. este estava mais ao menos planeado darmos uma voltinha para fora de Luanda, mas por motivos logísticos (falta de gasolina..) não deu para ir atrás das girafas (sim, são mesmos os animaizinhos, não nenhum nome de código como os tremoços)

O ponto de diferença em relação ao fim de semana anterior foi a descoberta de uma nova disco, chamada chill-out, que é bastante famosa aqui em Luanda por ser o sitio da moda para os Expat’s, e diga-se que se percebe porquê, logo à entrada um gajo tem de esperar que nos deixem entrar, e se formos sem gajas o mais provável é que não entres mesmo..

uma vez lá dentro, o ambiente geral é muito positivo, parecido  com o MiamiBeach no exterior, mas muito diferente no conteúdo..

2482653

O espaço é este, a vista para o mar, com dezenas de navios iluminados, é fantástica, e a praia ali tão perto convida mesmo para dar um mergulhinho as 4h da manhã…um dia ainda vai ser dia..

O espaço a partir de uma certa hora começa a ser preenchido com musica electrónica, com DJ’s europeus, a semana passada teve aí o Vibe e esta semana tava outro gajo qualquer, com o calor que estava um gajo caído de paraquedas podia julgar perfeitamente que estava em Ibiza, quer dizer…e daí não.. uma coisa que não gostei no chill out foi a falta de “fiestaaaaa”.. as pessoas tavam ali mais para se mostrar do que para curtir, a maior parte parecia que tinha um pau espetado no cu e não se mexiam.. vá..imaginem uma daquelas noites em vilamoura com as tias todas a sorrir pa foto, mas que toda a gente esta é a ver quando são horas de ir para casa..

tinha miúdas giras o chill out, tinha sim senhor..brancas, mulatas e pretas..não há descriminação..tinha um bom nível, mas simplesmente não achei divertido..não era sitio para se avacalhar, mas claro, hei-de lá voltar para confirmar esta primeira impressão.

Outro ponto diferente neste fim de semana, foi que apanhei um escaldão do car#&#&# e nem dormi bem na última noite.. distraí-me na piscina e depois deu nisto.. para as interessadas, eu depois envio uma foto que dá pra ver o contraste com a marquinha dos calções.. (se os gajos quiserem tb vos mando..sem stress :P )

agora, mais um dia de trabalho..esta semana pode ser a ultima aqui neste sitio, e lá se vai a casinha XPTO com piscininha e não rendeu nem uma vez.. i’m not the man i used to be.. :P

beijos pra todos, não posso dar abraços que me doem as maminhas..

4 Semanas e meia..

Antes de mais, quero agradecer o suporte que vocês me deram pela minha arrojada atitude de rapar o cabelo, são mesmo amigos pá, fazem um gajo sentir-se bem…  .|.

Adiante..Está a fazer um mês que cheguei a Luanda, toda a gente sabe que é nesta altura que se faz o balanço dos primeiros tempos, da chegada, do impacte inicial..vamos lá..

Desde o momento em que cheguei até hoje, poucas coisas me deixaram estupefacto, seja por já vir parcialmente preparado para a realidade de Luanda (será injusto talvez dizer Angolana, pois há relatos que nas outras províncias a vida se processa de forma completamente diferente), seja por não ser de facto uma pessoa muito impressionável..consigo encarar “quase” tudo como sendo natural desde  carros em sentido contrário de máximos ligados (ou na variante de luzes desligadas) em estradas de sentido único, à quantidade de putos em cuecas a brincar nas lixeiras e em poças de água que fazem crescer mais dois dedos em cada pé.

Uma das coisas que se tem revelado desagradável é a sensação de insegurança quase permanente. Desde o momento que se sai de casa para nos deslocarmos a qualquer local essa sensação está presente, quer por motivos derivados da possibilidade de acidentes, quer pelos relatos de assaltos, ou mesmo pela pressão dos controladores (os arrumadores aqui do burgo).

Outro inconveniente é o preço dos géneros, geralmente as coisas são caras, muito.. quase tudo que se compra no supermercado é 3 vezes mais caro que em Portugal, um pacote de leite custa 2€, um de arroz custa 3€ e muitas outras coisas.. ir ao supermercado e gastar 50€ em 2 saquinhos de compras não é mesmo nada de mais.

A partir daqui..o resto faz-se bem, profissionalmente não há para já muito a dizer, mas sinto que vai haver novidades para breve..wait and see..

A minha casinha já todos conhecem, não há nada a acrescentar, mas depois conto o episódio de como fui surpreendido pela empregada de limpeza em boxers..(e teve ela muito azar em ter chegado 5 minutos tarde demais muahaha :P )

Os fins de semana já deu para perceber como se vão processando..praia e noite basicamente(o que diga-se de passagem, não é nada mau certo?) , um interregno para umas comprinhas e uma ou outra sesta, e uns passeios para fora de Luanda, que estão planeados mas não executados..

Quanto às miúdas, a parte que vocês querem todos saber, continua sem haver novidades, ainda não me sinto de forma alguma preparado para me meter nesses caminhos.. é verdade que de noite todos os gatos são pardos e o álcool ajuda a lubrificar um bocado a coisa, mas ainda tenho uma barreira que está difícil de derrubar e não vou fazer nenhum esforço para que isso aconteça.. sou demasiado Português para África..ou será que sou pouco Português? :|

Falando em Português, Fátima, Fado e Futebol, e claro está, a Saudade, aquela nossa nostalgia do nosso cantinho.. este fim de semana custou um pouquinho mais que o normal, foi mais comprido, mais algum tempo morto, 1º dia de Queima, 1ª vez que o falto nos últimos 10 anos..faz-me ver que as coisas já não mesmo como eram..quase como no inicio do Senhor dos Anéis “the World is Changing

Custa mas aguenta-se, a saudade ou talvez a nostalgia bate, mas aguenta-se, no fundo não se tem saudades de ninguém, e tem-se de tudo..tenho saudades do que já tinha saudades em Portugal, tenho saudades do que quero para a minha vida, tenho saudades das coisas que foram importantes e ainda o são, mas já não existem.. tenho saudades do “fazes-me falta” :)

Resumindo..vale a experiência, vale o que cresce, e vale porque só nos apercebemos do que é realmente importante para nós, depois de o perdermos.

*